Boletim Bocater

Pedro Oliveira debate a importância da manutenção da súmula 111 pelo STJ à Revista Consultor Jurídico

Compartilhe

Nosso advogado Pedro Oliveira debateu a importância da manutenção da súmula 111 pelo Superior Tribunal de Justiça para a eficiência da previdência privada em artigo publicado na Revista Consultor Jurídico (ConJur). A decisão foi da 1ª Seção do STJ, que fixou a jurisprudência que a súmula é prevalente mesmo após a vigência do Código de Processo Civil de 2015.

O debate se dá em torno da questão de honorários advocatícios em casos de previdência: a Súmula 111 define que os honorários não incidem sobre as prestações vencidas após a sentença. O CPC 2015 trouxe novas regras para fixação de honorários, mas a decisão dos ministros é que a lei não invalida a Súmula do do STJ.

Para Pedro Oliveira, a declaração de validade da Súmula 111 do STJ após o advento do CPC/2015 deve ser reconhecida como “importante vitória para o sistema de previdência privada, especialmente para os fundos de pensão, que devem monitorar a gestão de seu passivo judicial para controle do custo administrativo dos planos de benefícios”.

O entendimento do STJ servirá de base para o Judiciário todo, tendo se tornado a tese repetitiva no Tema 1.105.

Leia o artigo completo: https://lnkd.in/dKMz3Wqn

Autores(as)

publicações

Você também pode se interessar

No próximo dia 17, Larissa Bosco...

Acontece, no próximo dia 17/10, o lançamento do livro “Servidores Públicos Federais: Análise do regime de previdência complementar oferecido pela Funpresp”, escrito por nossa advogada Larissa Bosco. A obra apresenta um estudo sobre as implicações da implantação do Regime de Previdência Complementar (RPC) dos servidores públicos titulares de…

Joao Laudo de Camargo conversou com...

Nosso sócio Joao Laudo de Camargo conversou com o Valor Econômico S/A sobre decisão da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) de abrir uma consulta pública sobre a proposta de regras que instituem o regime Fácil – Facilitação do Acesso a Capital e Incentivo a Listagens. A intenção é…