Boletim Bocater

CVM e Anbima ampliam cooperação para aproveitamento de autorregulação

Compartilhe

Entrou em vigor, em 27 de janeiro, o novo acordo que amplia a cooperação entre a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) para supervisão dos fundos de investimento locais. 

O novo acordo permite que a autarquia utilize o trabalho de monitoramento dos fundos realizado pela Anbima. 

O acordo já abarcava os Fundos de Investimentos Financeiros (FIF) e, com a expansão, passa a incluir os Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC), contemplando assim 90% da indústria de fundos de investimentos. 

A iniciativa reflete a relevância crescente desse tipo de estratégia no mercado de capitais, especialmente com as mudanças trazidas pela Resolução CVM 175 para essa categoria. 

Sobre o tema, o superintendente de Securitização e Agronegócio da CVM, Bruno Gomes observou: “Acordo importante para que a CVM possa acompanhar a supervisão exercida pela Anbima sobre os seus associados e considerar o aproveitamento no âmbito das medidas adotadas pela Autarquia. O momento é ideal considerando a nova regulamentação que redistribuiu as atividades e responsabilidades entre prestadores de serviço, e que há quase 3 mil FIDCs em funcionamento, com crescimento de mais de 130% na quantidade de fundos e de mais de 200% no patrimônio líquido, desde 2020”. 

Cabe observar também que a supervisão da Anbima contempla: (i) a verificação do cumprimento das regras de autorregulação (Códigos Anbima); (ii) o envio de pedidos de informação aos prestadores de serviços dos fundos; e (iii) ações de orientação e suporte às instituições. Esse esforço tem como escopo prevenir eventuais violações dos Códigos de autorregulação da instituição.

Desde a celebração deste Convênio em 2018, diversos procedimentos instaurados pela Associação já resultaram na celebração de termos de compromisso e expedição de cartas de recomendações para instituições associadas e aderentes aos códigos de autorregulação da Anbima.

30

Autores(as)

Natália Silva de Araújo

Estagiária

publicações

Você também pode se interessar

CVM traz orientações sobre responsabilidade dos...

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM), por meio da Superintendência de Securitização e Agronegócio (SSE), publicou, em 18 de março, o Ofício-Circular nº 2/2025/CVM/SSE, contendo orientações aos administradores e gestores de Fundos de Investimento Imobiliário (FII) sobre a responsabilidade dos cotistas diante de eventual situação de patrimônio líquido…

CVM publica resolução para regulamentar inovações...

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) publicou, em 06 de março, a Resolução 2261, alterando diversos atos normativos2, incorporando as inovações trazidas pelo Marco Legal das Garantias (Lei 14.711, de 30 de outubro de 2023), especialmente no que se refere à simplificação do procedimento de emissão de debêntures. Assim:…