Boletim Bocater

STF decide contra Funcef sobre complementação menor para mulheres

#

Compartilhe

Em matéria da Investidor Institucional, nosso sócio Flavio Martins Rodrigues comenta decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) pela institucionalidade do pagamento de complementação de pensões em percentuais diferenciados para homens e mulheres. O caso foi levado ao STF pela FUNCEF, após decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) invalidar cláusula contratual do seu plano que determinava a aplicação de percentual menor para mulheres no cálculo do benefício complementar.

Para Flavio, não há como recorrer da decisão, que a partir de agora deve ser aplicada a outros fundos de pensão além da Funcef. Segundo ele, esse aumento de 70% para 80% no pagamento das complementações às mulheres poderá elevar as despesas das fundações em até 14%. “O contrato de previdência privada é pactuado livremente entre as partes e desde que a diferença tenha fundamentação lógica/atuarial, deveria prevalecer o princípio do equilíbrio financeiro e atuarial dos planos de previdência sobre o princípio da isonomia”, diz.

Confira a reportagem completa: https://lnkd.in/ds2uT6a

Autores(as)

publicações

Você também pode se interessar

A Agência Nacional de Transportes Terrestres...

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) está com prazo aberto até 18 de dezembro para colher sugestões, em consulta pública, para o processo competitivo da rodovia BR- 101/ES/BA. No centro do atual debate no âmbito da Agência, de forma mais ampla, estão as propostas de regras para…

Bocater Advogados patrocina o VI Congresso...

O Bocater Advogados teve a honra de patrocinar o VI Congresso CBMA de Mediação, realizado no Centro de Convenções Firjan, no Rio de Janeiro, nos últimos dias 7 e 8 de novembro. Nossa equipe também marcou presença no evento, representada por nosso sócio Bruno Carriello, que palestrou na…