Boletim Bocater

Receita nega aproveitamento de créditos de PIS/Cofins para revendedoras de bens

#

Compartilhe

Em sua retrospectiva de novembro de 2019, o portal JOTA destacou entre as 10 mais lidas do mês matéria sobre o posicionamento da Receita Federal contra a possibilidade de aproveitamento de créditos de PIS e Cofins por empresas revendedoras de bens, e que contou com a participação do sócio Alexandre Luiz Moraes do R Monteiro.

Na reportagem, Alexandre destacou que o posicionamento da Receita não atenta para a definição que vem sendo formada em tribunais sobre o conceito de insumo e apuração de créditos de PIS e Cofins. Ele cita o REsp 1.221.170, do STJ, que fixa o critério para que os contribuintes possam tomar créditos sobre insumos.

“Não há, no voto [do STJ], distinção entre as atividades econômicas do contribuinte, mesmo porque um dos aspectos importantes foi analisar a relevância da técnica da não-cumulatividade.”

Acesse a matéria na íntegra.

Autores(as)

publicações

Você também pode se interessar

Setembro Amarelo: Bocater reforça a importância...

Ao final de mais um Setembro Amarelo, Bocater, Camargo, Costa e Silva, Rodrigues Advogados gostaria de reforçar a importância de darmos atenção à saúde mental ao longo de todo o ano. Tendo isso como mote de nosso escritório, buscamos proporcionar um ambiente de escuta, compartilhamento e trocas entre…

Bocater Advogados entre os principais escritórios...

Bocater Advogados foi destacado pela edição 2025 do guia Latin Lawyer 250 entre os principais escritórios do Brasil e da América Latina nas áreas de mercado de capitais, societário e M&A, contencioso e direito público e administrativo.  Além disso, a publicação britânica também listou nossos sócios Maria Isabel…