Boletim Bocater

JOTA PRO TRIBUTOS conversou com nosso sócio Alexandre Monteiro sobre o Projeto de Lei 4257/2019

Compartilhe

O site JOTA PRO TRIBUTOS conversou com nosso sócio Alexandre Monteiro sobre o Projeto de Lei 4257/2019, que institui a execução fiscal administrativa e a arbitragem tributária. O PL ganhou recentemente novo impulso no Senado com a escolha do senador Carlos Portinho (PL-RJ) como relator.

Para Alexandre, apesar da arbitragem tributária ser importante para garantir mais celeridade e redução do contencioso, o PL em questão não auxilia na diminuição do contencioso tributário da esfera administrativa, ficando restrito às discussões judiciais, o que não resolveria de forma completa o problema.

“O PL prevê uma alteração da Lei de Execuções Fiscais, permitindo uma opção aos embargos da execução fiscal, que são procedimentos demorados, que acumulam funções. Nesse sentido, eu entendo que é um avanço. Mas o problema desse projeto é que ele resolve os problemas do contencioso em uma etapa muito posterior, só depois da inscrição da dívida ativa, em que já houve de uma certa forma o esgotamento da esfera administrativa”, disse ele.

Leia a matéria completa: https://www.jota.info/legislativo/projeto-sobre-arbitragem-tributaria-ganha-novo-impulso-no-senado-29042022?amp

 

Autores(as)

publicações

Você também pode se interessar

Mauricio Jayme e Silva conversa com...

Nosso sócio Mauricio Jayme e Silva conversou com o Valor Econômico em reportagem que abordou decisão da Comissão de Valores Mobiliários de suspender imediatamente (“stop order”) as negociações do Eike Token ($EIKE), sob pena de multa diária de R$ 100 mil, ao entender que o ativo digital —…

Em entrevista ao Valor Econômico, Flávio...

Nosso sócio Flavio Martins Rodrigues conversou com o Valor Econômico em reportagem que aborda instrução normativa publicada recentemente pelo Tribunal de Contas da União (TCU) que aprimora e delimita a rotina de fiscalização do órgão em fundos de previdência privada complementar patrocinados por entes estatais. De acordo com…