Boletim Bocater

ANBIMA sugere padronização de mandato para fundos de pensão na contratação de gestores terceirizados

Compartilhe

A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (ANBIMA) divulgou, em 27 de maio, um documento com layout padronizado para que possa ser adotado pelas Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC ou fundos de pensão) na contratação de seus gestores terceirizados.

Trata-se de uma sugestão de padronização do mandato com o objetivo de assegurar maior transparência e segurança no tratamento das informações e ainda otimizar a rotina dos agentes envolvidos no âmbito do seu relacionamento.

Segundo a ANBIMA, a ausência de um documento padronizado gera dificuldades na identificação das mudanças das políticas de investimentos das EFPC. De acordo a nota divulgada, o documento foi aprovado pelas comissões da própria entidade e também da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (ABRAPP).

Oportunamente, o modelo poderá ser adotado inclusive como um anexo das políticas de investimentos das EFPC, facilitando os controles de enquadramento e até a economia de recursos.

Autores(as)

publicações

Você também pode se interessar

Responsabilidade limitada dos cotistas em Fundo...

No último dia 18 de março, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) divulgou o Ofício Circular CVM/SSE02/25, que trata da responsabilidade limitada dos cotistas nos Fundos de Investimento Imobiliário (FII). O Ofício tem como propósito orientar os gestores e administradores nos casos em que o FII apresenta o…

CVM traz orientações sobre responsabilidade dos...

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM), por meio da Superintendência de Securitização e Agronegócio (SSE), publicou, em 18 de março, o Ofício-Circular nº 2/2025/CVM/SSE, contendo orientações aos administradores e gestores de Fundos de Investimento Imobiliário (FII) sobre a responsabilidade dos cotistas diante de eventual situação de patrimônio líquido…