Boletim Bocater

Receita Federal regulamenta o Teste de Procedimentos para Programa de Conformidade Cooperativa Fiscal (Confia)

#

Compartilhe

Foram publicadas hoje (19/08) no Diário Oficial da União (DOU), pela Receita Federal do Brasil (RFB), as Portarias RFB nºs 210 e 209, que instituem e regulamentam o Teste de Procedimentos do Programa de Conformidade Cooperativa Fiscal (Confia), objetivando aprimorar o relacionamento entre o Fisco e os Contribuintes, diretamente subordinado à Coordenação Especial de Maiores Contribuintes (COMAC).

Os objetivos do teste são: (i) aperfeiçoar o relacionamento cooperativo entre a RFB e as empresas participantes do Fórum de Diálogo do Confia e (ii) testar e aprimorar os processos de trabalho em formato cooperativo desenhados no âmbito do Fórum de Diálogo do Confia, relativos renovação das Certidão Negativa de Débitos relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União (CND) ou Certidão Positiva com Efeitos de Negativa de Débitos relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União (CPEND), além de outras questões pontuais que sejam apresentadas durante os testes.

A etapa de testes é exploratória (um laboratório) e, por isso, contará com um grupo pequeno de empresas voluntárias que auxiliarão na validação e aperfeiçoamento das propostas do programa. O teste tem previsão de duração de 4 meses, podendo ser prorrogado. As empresas deverão integrar formalmente o Fórum de Diálogo do Confia e assinar o Protocolo de Cooperação com a Receita.

O Confia é uma construção conjunta da Receita e dos contribuintes. Em suas etapas anteriores foram alinhados os objetivos e interesses e foram desenhadas as linhas gerais do modelo de conformidade. O Programa será uma construção continua e de longo prazo, e que será expandido cautelosamente e progressivamente.

O Confia é uma iniciativa alinhada às melhores práticas de Governança Tributária, pautadas por relações de confiança justificada, maior diálogo, transparência, cooperação e a ética, fortalecendo a moralidade tributária e podendo resultar na diminuição significativa dos litígios tributários, contribuindo para a eficiência na gestão tributária das empresas.

A nossa equipe tributária estará atenta aos desdobramentos do Programa Confia e está à disposição para maiores esclarecimentos a respeito do tema.

Autores(as)

publicações

Você também pode se interessar

Município de São Paulo reabre prazo...

Foi reaberto o prazo para inscrições no Programa de Parcelamento Incentivado (PPI) do município de São Paulo. Dívidas de IPTU e ISS (além de outros encargos municipais) poderão ser pagas em até 120 parcelas mensais, iguais e sucessivas, acrescidas de juros Selic. Os valores mínimos de cada parcela…

Prazo para fundos se adaptarem à...

A Resolução CVM (RCVM) nº 175, de 23 de dezembro de 2022, que consolida o novo regime regulatório dos fundos de investimento, entrou em vigor no dia 02 de outubro de 2023, com exceção de alguns dispositivos expressamente mencionados na nova norma, cuja vigência se inicia em 01º…