Boletim Bocater

Consensualidade no TCU: perguntas em aberto na Corte de Contas

Compartilhe

No início deste ano, entrou em vigor a IN nº 91/2022 do Tribunal de Contas da União (TCU), que criou a Secretaria de Controle Externo de Solução Consensual e Prevenção de Conflitos (SecexConsenso), responsável por tratar das solicitações de solução consensual de conflitos e controvérsias que envolvam a administração pública federal.

Até julho, foram formulados 12 pedidos ao tribunal de contas, sendo que o primeiro Acórdão homologando um acordo elaborado no bojo da nova Secretaria foi realizado em junho.

Porém, como tal Acórdão tratou de um acordo parcial, no qual a redução da geração se dará até o fim de 2023, não há ainda uma decisão definitiva da Secretaria.

Por se tratar de uma iniciativa recente e inovadora, que sequer teve um caso definitivo solucionado, ainda carecem de respostas algumas perguntas primordiais sobre o funcionamento da nova atividade a ser desenvolvida pelo TCU.

Confira a reflexão completa de Thiago Araújo, Lívia Lino e Ana Luiza Moerbeck em artigo publicado na Revista Consultor Jurídico (ConJur) disponível here.

Autores(as)

publicações

Você também pode se interessar

Banco Central altera as regras para...

No dia 11 de novembro, o Banco Central do Brasil (BCB) editou a Resolução BCB nº 429/2024, que altera a Resolução BCB nº 1, de 12 de agosto de 2020, para dispor que apenas instituições autorizadas a funcionar pela autarquia podem ser participantes do Pix. A Resolução BCB…

A Agência Nacional de Transportes Terrestres...

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) está com prazo aberto até 18 de dezembro para colher sugestões, em consulta pública, para o processo competitivo da rodovia BR- 101/ES/BA. No centro do atual debate no âmbito da Agência, de forma mais ampla, estão as propostas de regras para…