Boletim Bocater

STJ deve amadurecer decisões de competência de foro para previdência privada

Compartilhe

Nosso advogado Pedro Oliveira publicou artigo na Revista Consultor Jurídico (ConJur) intitulado “STJ deve amadurecer decisões de competência de foro para previdência privada”.

No texto ele aborda a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que declarou a incompetência da Justiça comum para apreciar ação movida contra patrocinador de plano de previdência privado com pedido de recomposição de reserva matemática de participante de plano de benefícios.

O julgamento envolve as teses anteriormente fixadas pelo STJ no Tema 936, 955 e 1.021, bem como os julgamentos do Tema 190 e 1.166 pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

“O assunto é bastante relevante, tendo em vista que se comunica com direito material sensível para considerável parte da população, afetando a judicialização do contrato de previdência mantido no regime de previdência complementar, com guarida na capitulação da ordem social da Constituição”, disse Pedro.

Leia o artigo na íntegra here.

Autores(as)

publicações

Você também pode se interessar

CVM orienta sobre cadastro de investidores...

No dia 10 de março, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) publicou o Ofício-Circular Conjunto nº 01/2025/CVM/SIN/SMI/SSE para esclarecer qual o conteúdo mínimo do cadastro de investidores que deve ser mantido pelas entidades administradoras de mercados organizados de valores mobiliários (EAMOs) e pelas instituições operadoras de sistemas do…

CVM flexibiliza regras para participação em...

No dia 11 de novembro, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) editou a Resolução CVM nº 220, que flexibiliza os limites autorizados aos participantes no capital social votante da entidade administradora dos respectivos mercados de bolsa de valores, dentre outras disposições.  A nova Resolução altera a Resolução CVM…