Boletim Bocater

Thiago Araújo fala ao site The Brazilian Report sobre julgamento acerca de aportes financeiros da BNDESPar

Compartilhe

O site The Brazilian Report conversou com nosso sócio Thiago Araújo sobre julgamento que aconteceu hoje (9/4) no Tribunal de Contas da União (TCU) acerca de aportes financeiros realizados pela BNDESPar, subsidiária do BNDES, em frigoríficos. Destacou-se processo que analisava a participação acionária do banco na JBS para aquisição de unidades da Swif nos Estados Unidos e na Austrália.

O Bocater Advogados atuou na defesa de mais de vinte ex-dirigentes e gestores da BNDESPar que participaram desde a fase de análise dos projetos, até a aprovação dessas operações, que encontram-se entre as mais exitosas da história do BNDES.

Em sua fala ao veículo, Thiago ressaltou que, quando a compra da empresa estrangeira pela JBS foi anunciada, os preços das ações da companhia subiram acima do valor pago pela BNDESPar e que dados do BNDES apontam que os ganhos de receita foram maiores do que as supostas perdas inicialmente apontadas pelo TCU.

Por maioria dos votos, o plenário do TCU decidiu acolher as defesas de todos os responsáveis envolvidos nas operações. O voto vencedor, do Ministro Jorge Oliveira, considerou que não houve dano ao erário nas operações, tampouco falhas graves ou erro grosseiro que ensejariam a aplicação de sanção pela Corte de Contas.

Além de Thiago, nossos sócios André Uryn e Francisco Costa e Silva também atuaram na representação dos ex-diretores.

A reportagem completa está disponível em: https://lnkd.in/d6qHcAkP

Autores(as)

publicações

Você também pode se interessar

TST acolhe propostas de incidente de...

A Seção de Dissídios Individuais I (SDI-1) do Tribunal Superior do Trabalho (TST) acolheu duas propostas de incidente de recursos repetitivos (IRR) em dezembro de 2024, para tratar da legalidade de contratação de prestação de serviços por terceirização e pejotização. Especificamente, a SDI-1 afetou os recursos de revistas…

STJ define competência para pagamento de...

A Segunda Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) declarou que compete à Justiça do Trabalho decidir sobre a isenção do depósito garantidor do juízo em reclamação trabalhista movida em face de sociedades e empresas em recuperação judicial. O entendimento foi proferido nos autos do Conflito de Competência…