News

Câmara aprova emenda que prevê extinção de voto de qualidade no Carf

Compartilhe

A sócia Luciana Aguiar conversou com o JOTA sobre a aprovação ontem, pela Câmara dos Deputados, de emenda aglutinativa na MP do Contribuinte Legal que acaba com o voto de qualidade no CARF – Conselho Administrativo de Recursos Fiscais em caso de empate na votação de um processo.

Segundo Luciana, há pontos positivos e negativos sobre a possível extinção do voto de qualidade. Um dos pontos positivos será a maior previsibilidade e a valorização da jurisprudência das câmaras baixas, pois suas decisões terão maior probabilidade de permanência.

Por outro lado, a sócia de Bocater Advogados afirma que uma regra de desempate a favor do contribuinte “pode gerar a falsa impressão de que os tributos são, na verdade, uma forma de sanção, ou seja, uma pena por desobediência a alguma lei”.

Acesse a matéria completa.

Autores(as)

publicações

Você também pode se interessar

Bocater Advogados está entre os escritórios...

Por mais um ano, Bocater Advogados foi incluído na lista dos escritórios que representam as 100 maiores empresas da América Latina. O relatório anual “Who Represents Latin America Biggest Companies?” é desenvolvido pela Latin American Corporate Counsel Association (LACCA), publicação do grupo britânico Law Business Research, um dos…

Gabriel Leite e Larissa Bosco publicam...

Em artigo publicado no site da Editora Roncarati, nossos advogados Gabriel L. e Larissa K. Vieira Bosco analisam a Portaria Previc 257, publicada pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) no último dia 19 de março, que disciplina a avaliação de viabilidade para licenciamento de novas entidades fechadas…