News

Comitês de recuperação de ativos: como atuam os CIRAs no combate à sonegação fiscal

Compartilhe

Em reportagem do JOTA, nosso sócio Alexandre Luiz Moraes do R Monteiro comenta a implementação do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos no Estado de São Paulo (CIRA-SP), criado com o intuito de fechar ainda mais o cerco contra os grandes esquemas fraudulentos de sonegação de impostos e também contra os devedores contumazes. Hoje já existem 20 CIRAs em todo o país.

Monteiro alerta para uma preocupação acerca da legalidade da atuação dos CIRAs, dependendo dos processos que serão conduzidos pelo grupo. Isso porque, quando se trata de investigações de ordem tributária, a súmula vinculante 24 do STF estabeleceu que não se tipifica crime material contra a ordem tributária “antes do lançamento definitivo do tributo”, que acontece quando não há mais recursos administrativos para se recorrer.

Desta forma, diz Monteiro, o Ministério Público não deveria participar de uma investigação de crime contra a ordem tributária sem que antes se esgotem as negociações administrativas com Sefaz e PGE. “No meu entendimento, as Secretarias de Fazenda têm know how suficiente para montar uma operação sem envolver o Ministério Público”.

Confira a matéria completa: https://mla.bs/ed361cd8

Autores(as)

publicações

Você também pode se interessar

Nossos sócios Maria Isabel do Prado...

Nossos sócios Maria Isabel do Prado Bocater, Francisco da Costa e Silva e Bruno Carriello foram destacados entre os advogados líderes do Brasil pelo guia recém-divulgado Best Lawyers. A publicação, que é o mais antigo diretório de pesquisa do mercado jurídico e elabora suas seleções de destaques do…

Nossa advogada Ana Luiza Moerbeck ministrou...

Nossa advogada Ana Luiza Moerbeck ministrou, no início de dezembro, aula na FGV Direito Rio sobre os “Aspectos Polêmicos do Direito Administrativo Societário”. Na oportunidade, Ana Luíza discutiu com os alunos casos concretos relevantes envolvendo a atuação das empresas estatais brasileiras e alguns pontos que podem ser determinantes…