News

Marina Copola é indicada à diretoria da CVM

Compartilhe

O Valor Econômico publicou matéria sobre a indicação da advogada Marina Copola para a diretoria da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e conversou com nossa sócia Maria Isabel do Prado Bocater, segunda diretora da história da CVM, sobre a presença de mulheres em cargos de alta administração da autarquia.

Segundo a matéria, se confirmada a indicação de Marina, a advogada será a nona diretora da história da CVM. A única presidente foi Maria Helena Santana, entre 2007 e 2012. Atualmente, apenas sete cadeiras no quadro de alta administração são ocupadas por mulheres, sendo que quatro delas assumiram os postos recentemente.

Na autarquia trabalham 434 pessoas, sendo 330 homens e 104 mulheres. Para Maria Isabel, que entrou no primeiro concurso para a CVM, em 1978, “nós, mulheres, ainda temos que fazer um esforço maior, mas eu não me arrependo”, afirma, acrescentando que sempre foi respeitada pelos colegas na autarquia. Em 1993 foi para o colegiado, onde ficou por seis anos e meio. Na época, não havia mandatos fixos, diferente do que determina a atual legislação.

Leia a matéria na íntegra here.

Autores(as)

publicações

Você também pode se interessar

Nossos sócios Maria Isabel do Prado...

Nossos sócios Maria Isabel do Prado Bocater, Francisco da Costa e Silva e Bruno Carriello foram destacados entre os advogados líderes do Brasil pelo guia recém-divulgado Best Lawyers. A publicação, que é o mais antigo diretório de pesquisa do mercado jurídico e elabora suas seleções de destaques do…

Nossa advogada Ana Luiza Moerbeck ministrou...

Nossa advogada Ana Luiza Moerbeck ministrou, no início de dezembro, aula na FGV Direito Rio sobre os “Aspectos Polêmicos do Direito Administrativo Societário”. Na oportunidade, Ana Luíza discutiu com os alunos casos concretos relevantes envolvendo a atuação das empresas estatais brasileiras e alguns pontos que podem ser determinantes…