News

Receita nega aproveitamento de créditos de PIS/Cofins para revendedoras de bens

Compartilhe

Em sua retrospectiva de novembro de 2019, o portal JOTA destacou entre as 10 mais lidas do mês matéria sobre o posicionamento da Receita Federal contra a possibilidade de aproveitamento de créditos de PIS e Cofins por empresas revendedoras de bens, e que contou com a participação do sócio Alexandre Luiz Moraes do R Monteiro.

Na reportagem, Alexandre destacou que o posicionamento da Receita não atenta para a definição que vem sendo formada em tribunais sobre o conceito de insumo e apuração de créditos de PIS e Cofins. Ele cita o REsp 1.221.170, do STJ, que fixa o critério para que os contribuintes possam tomar créditos sobre insumos.

“Não há, no voto [do STJ], distinção entre as atividades econômicas do contribuinte, mesmo porque um dos aspectos importantes foi analisar a relevância da técnica da não-cumulatividade.”

Acesse a matéria na íntegra.

Autores(as)

publicações

Você também pode se interessar

Nossos sócios Maria Isabel do Prado...

Nossos sócios Maria Isabel do Prado Bocater, Francisco da Costa e Silva e Bruno Carriello foram destacados entre os advogados líderes do Brasil pelo guia recém-divulgado Best Lawyers. A publicação, que é o mais antigo diretório de pesquisa do mercado jurídico e elabora suas seleções de destaques do…

Nossa advogada Ana Luiza Moerbeck ministrou...

Nossa advogada Ana Luiza Moerbeck ministrou, no início de dezembro, aula na FGV Direito Rio sobre os “Aspectos Polêmicos do Direito Administrativo Societário”. Na oportunidade, Ana Luíza discutiu com os alunos casos concretos relevantes envolvendo a atuação das empresas estatais brasileiras e alguns pontos que podem ser determinantes…