News

Setor da saúde consegue liminares contra ajuste fiscal em São Paulo

Compartilhe

Nossa sócia Luciana Aguiar participou de reportagem do JOTA sobre liminares conseguidas pelo setor da saúde para afastar a revogação de benefícios fiscais previstos em decretos que fazem parte do pacote de ajuste fiscal no estado de São Paulo.

Com as recentes judicializações, Luciana destaca o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), firmado em dezembro de 2020, na ADI 5277, que discute a mudança nas alíquotas de PIS e Cofins sobre receitas financeiras.

A tese fixada foi que “é constitucional a flexibilização da legalidade tributária constante do § 2º do art. 27 da Lei nº 10.865/04, no que permitiu ao Poder Executivo, prevendo as condições e fixando os tetos, reduzir e restabelecer as alíquotas da contribuição ao PIS e da Cofins incidentes sobre as receitas financeiras auferidas por pessoas jurídicas sujeitas ao regime não cumulativo, estando presente o desenvolvimento de função extrafiscal”.

Confira a reportagem completa: https://lnkd.in/ermu3Vi

Autores(as)

publicações

Você também pode se interessar

Nossos sócios Maria Isabel do Prado...

Nossos sócios Maria Isabel do Prado Bocater, Francisco da Costa e Silva e Bruno Carriello foram destacados entre os advogados líderes do Brasil pelo guia recém-divulgado Best Lawyers. A publicação, que é o mais antigo diretório de pesquisa do mercado jurídico e elabora suas seleções de destaques do…

Nossa advogada Ana Luiza Moerbeck ministrou...

Nossa advogada Ana Luiza Moerbeck ministrou, no início de dezembro, aula na FGV Direito Rio sobre os “Aspectos Polêmicos do Direito Administrativo Societário”. Na oportunidade, Ana Luíza discutiu com os alunos casos concretos relevantes envolvendo a atuação das empresas estatais brasileiras e alguns pontos que podem ser determinantes…