Boletim Bocater

STF decide contra Funcef sobre complementação menor para mulheres

#

Compartilhe

Em matéria da Investidor Institucional, nosso sócio Flavio Martins Rodrigues comenta decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) pela institucionalidade do pagamento de complementação de pensões em percentuais diferenciados para homens e mulheres. O caso foi levado ao STF pela FUNCEF, após decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) invalidar cláusula contratual do seu plano que determinava a aplicação de percentual menor para mulheres no cálculo do benefício complementar.

Para Flavio, não há como recorrer da decisão, que a partir de agora deve ser aplicada a outros fundos de pensão além da Funcef. Segundo ele, esse aumento de 70% para 80% no pagamento das complementações às mulheres poderá elevar as despesas das fundações em até 14%. “O contrato de previdência privada é pactuado livremente entre as partes e desde que a diferença tenha fundamentação lógica/atuarial, deveria prevalecer o princípio do equilíbrio financeiro e atuarial dos planos de previdência sobre o princípio da isonomia”, diz.

Confira a reportagem completa: https://lnkd.in/ds2uT6a

Autores(as)

publicações

Você também pode se interessar

Bocater Advogados foi destacado entre os...

Bocater Advogados foi destacado entre os principais escritórios do Brasil nas áreas de M&A e de Mercado de Capitais pela nova edição do guia internacional IFLR1000, divulgada hoje (30/10). O ranking, elaborado pela IFLR International Financial Law Review, publicação com foco nas áreas transacionais e financeiras, lista os…

Setembro Amarelo: Bocater reforça a importância...

Ao final de mais um Setembro Amarelo, Bocater, Camargo, Costa e Silva, Rodrigues Advogados gostaria de reforçar a importância de darmos atenção à saúde mental ao longo de todo o ano. Tendo isso como mote de nosso escritório, buscamos proporcionar um ambiente de escuta, compartilhamento e trocas entre…