Boletim Bocater

Consensualidade no TCU: perguntas em aberto na Corte de Contas

Compartilhe

No início deste ano, entrou em vigor a IN nº 91/2022 do Tribunal de Contas da União (TCU), que criou a Secretaria de Controle Externo de Solução Consensual e Prevenção de Conflitos (SecexConsenso), responsável por tratar das solicitações de solução consensual de conflitos e controvérsias que envolvam a administração pública federal.

Até julho, foram formulados 12 pedidos ao tribunal de contas, sendo que o primeiro Acórdão homologando um acordo elaborado no bojo da nova Secretaria foi realizado em junho.

Porém, como tal Acórdão tratou de um acordo parcial, no qual a redução da geração se dará até o fim de 2023, não há ainda uma decisão definitiva da Secretaria.

Por se tratar de uma iniciativa recente e inovadora, que sequer teve um caso definitivo solucionado, ainda carecem de respostas algumas perguntas primordiais sobre o funcionamento da nova atividade a ser desenvolvida pelo TCU.

Confira a reflexão completa de Thiago Araújo, Lívia Lino e Ana Luiza Moerbeck em artigo publicado na Revista Consultor Jurídico (ConJur) disponível here.

Autores(as)

publicações

Você também pode se interessar

CVM condena administrador fiduciário por dar...

No dia 08 de abril, o Colegiado da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) condenou um administrador fiduciário por falhas em seus controles internos, tendo em vista a recorrente prestação de informações incorretas à CVM acerca da liquidez de fundos de investimento sob sua administração fiduciária. A decisão ocorreu…

SEC abandona defesa de regras sobre...

A Securities and Exchange Comission (SEC), órgão regulador do mercado de capitais norte-americano, decidiu, no último dia 27 de março, não prosseguir na defesa da legalidade das regras que criaram um regime extenso e detalhado de informações sobre riscos climáticos que deveriam ser divulgadas pelas companhias abertas e…