Boletim Bocater

End of deduction of interest on own capital

Compartilhe

On August 31st, the Presidency of the Republic published a bill that practically extinguishes interest on equity as of January 1st, 2024. With regard to 2023, it will still be possible to calculate and deduct them when calculating IRPJ and CSLL, even if they are paid or credited to shareholders in 2024.

De acordo com o projeto, relativamente a 2023, ainda será possível calculá-los e deduzi-los para apurações dos IRPJ e CSLL, ainda que venham a ser pagos ou creditados aos quotistas/acionistas em 2024.  Nesse caso, os juros estarão sujeitos ao Imposto sobre a Renda na Fonte (IRF) à alíquota de 15%.

A partir de 1º de janeiro do próximo ano, no entanto, tal dedução não será mais permitida.

Com a possível introdução da tributação de dividendos no cenário brasileiro, adequado planejamento tributário envolvendo os juros sobre o capital que poderão ser pagos/creditados ainda em 2023 passa a ser de extrema importância.

O projeto de lei deverá, agora, ser votado na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

O Bocater Advogados continuará a monitorar o trâmite do projeto nas casas legislativas e segue à disposição dos interessados para esclarecer dúvidas sobre o assunto.

 

Autores(as)

publicações

Você também pode se interessar

TST define tese vinculante sobre o...

O Plenário do Tribunal Superior do Trabalho (TST) definiu, em sessão realizada no dia 16 de dezembro, a tese vinculante sobre os critérios para a concessão da justiça gratuita, com base nos parâmetros estabelecidos pela Reforma Trabalhista (Lei nº 13.467 de 2017). A tese foi firmada no julgamento de recurso…

TST edita resolução sobre cabimento de...

O Plenário do Tribunal Superior do Trabalho (TST) publicou resolução para determinar o cabimento de agravo interno contra decisões de juízo de admissibilidade recursal proferidas pelos Tribunais Regionais do Trabalho (TRT). Especificamente, a sessão plenária definiu a edição da Resolução n° 224 de 2024, com o objetivo de…