Boletim Bocater

TST: Alteração do Regimento Interno amplia os casos de cabimento de Recurso de Revista

Compartilhe

Em 29 de novembro o Tribunal Superior do Trabalho (TST) editou o Ato Regimental nº 3, que altera os artigos 109 e 297 do Regimento Interno do TST[1].

A mudança é bastante relevante para os operadores de direito que atuam na esfera trabalhista, especialmente em razão do acréscimo do parágrafo único ao artigo 297, que equiparou a natureza das teses definidas em Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas (IRDR), Incidente de assunção de competência (IAC) e em Incidentes de Recursos Repetitivos (IRR) à súmula do TST:

    “Parágrafo único. As teses jurídicas aprovadas em incidentes de recursos repetitivos, de assunção de competência e de resolução de demandas repetitivas têm sua natureza equiparada à súmula do colendo TST para o exame do conhecimento do recurso de revista”.

 

Em processos que tramitam sob o rito sumaríssimo a alteração realizada pelo Ato Regimental 3/2021 é especialmente significativa, uma vez que o artigo 896, § 9º, da Consolidação das Leis do Trabalho limita o cabimento do recurso de revista nesta hipótese nos casos em que houver “contrariedade a súmula de jurisprudência uniforme do Tribunal Superior do Trabalho ou a súmula vinculante do Supremo Tribunal Federal e por violação direta da Constituição Federal”.

A alteração no Regimento Interno do TST, sem dúvidas, atualiza o processo do trabalho à nova sistemática de uniformização de jurisprudência trazida pelo Código de Processo Civil, favorecendo o fiel cumprimento das teses aprovadas em IRR, IAC e/ou IRDR.

 

[1] Aprovado pela Resolução Administrativa n. 1937, de 20 de novembro de 2017.

Autores(as)

publicações

Você também pode se interessar

Mauricio Jayme e Silva conversa com...

Nosso sócio Mauricio Jayme e Silva conversou com o Valor Econômico em reportagem que abordou decisão da Comissão de Valores Mobiliários de suspender imediatamente (“stop order”) as negociações do Eike Token ($EIKE), sob pena de multa diária de R$ 100 mil, ao entender que o ativo digital —…

Em entrevista ao Valor Econômico, Flávio...

Nosso sócio Flavio Martins Rodrigues conversou com o Valor Econômico em reportagem que aborda instrução normativa publicada recentemente pelo Tribunal de Contas da União (TCU) que aprimora e delimita a rotina de fiscalização do órgão em fundos de previdência privada complementar patrocinados por entes estatais. De acordo com…