Boletim Bocater

TST: Alteração do Regimento Interno amplia os casos de cabimento de Recurso de Revista

#

Compartilhe

Em 29 de novembro o Tribunal Superior do Trabalho (TST) editou o Ato Regimental nº 3, que altera os artigos 109 e 297 do Regimento Interno do TST[1].

A mudança é bastante relevante para os operadores de direito que atuam na esfera trabalhista, especialmente em razão do acréscimo do parágrafo único ao artigo 297, que equiparou a natureza das teses definidas em Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas (IRDR), Incidente de assunção de competência (IAC) e em Incidentes de Recursos Repetitivos (IRR) à súmula do TST:

    “Parágrafo único. As teses jurídicas aprovadas em incidentes de recursos repetitivos, de assunção de competência e de resolução de demandas repetitivas têm sua natureza equiparada à súmula do colendo TST para o exame do conhecimento do recurso de revista”.

 

Em processos que tramitam sob o rito sumaríssimo a alteração realizada pelo Ato Regimental 3/2021 é especialmente significativa, uma vez que o artigo 896, § 9º, da Consolidação das Leis do Trabalho limita o cabimento do recurso de revista nesta hipótese nos casos em que houver “contrariedade a súmula de jurisprudência uniforme do Tribunal Superior do Trabalho ou a súmula vinculante do Supremo Tribunal Federal e por violação direta da Constituição Federal”.

A alteração no Regimento Interno do TST, sem dúvidas, atualiza o processo do trabalho à nova sistemática de uniformização de jurisprudência trazida pelo Código de Processo Civil, favorecendo o fiel cumprimento das teses aprovadas em IRR, IAC e/ou IRDR.

 

[1] Aprovado pela Resolução Administrativa n. 1937, de 20 de novembro de 2017.

Autores(as)

publicações

Você também pode se interessar

Prazo para fundos se adaptarem à...

A Resolução CVM (RCVM) nº 175, de 23 de dezembro de 2022, que consolida o novo regime regulatório dos fundos de investimento, entrou em vigor no dia 02 de outubro de 2023, com exceção de alguns dispositivos expressamente mencionados na nova norma, cuja vigência se inicia em 01º…

Prazo para envio de Relatório de...

O prazo de envio do Relatório de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios do Primeiro Semestre de 2024, pelas pessoas jurídicas de direito privado com 100 (cem) ou mais empregados , se iniciou no dia 22/01/2024 e se encerrará em 29/02/2024. A obrigatoriedade é decorrente da Lei nº…