Boletim Bocater

Felipe Varela Mello lança obra “Dispute Boards: meio de prevenção e resolução de disputas”

Compartilhe

Nosso advogado Felipe Varela Mello lançou no dia 01/02, na Livraria Argumento, no Rio de Janeiro, a obra de sua autoria “Dispute Boards: meio de prevenção e resolução de disputas”.

O livro, prefaciado por Arnoldo Wald e com apresentação de Fernando Marcondes e Augusto Barros, dois dos principais especialistas no assunto do país, é fruto da pesquisa de mestrado de Felipe e é o primeiro a abordar de forma aprofundada o tema no Brasil.

Método de origem norte-americana, o Dispute Boards foi mencionado pela primeira vez na legislação federal brasileira há dois anos, na lei de licitações e contratos administrativos, e vem para se juntar a outros já existentes no Brasil, como conciliação, mediação e arbitragem, com foco especialmente na solução de conflitos contratuais.

Na obra, da editora Quartier Latin, Felipe analisa a origem do método, sua evolução, conceito, natureza jurídica, características, comparativo com demais métodos alternativos, convenção de dispute board, procedimento, modalidades de comitê, legislação e jurisprudência brasileira sobre o assunto. Além disso, também examina diversos aspectos contratuais e procedimentais envolvendo a convenção de dispute boards, de modo a contribuir para que o método seja utilizado independentemente de lei federal brasileira que o regulamente.

O lançamento foi noticiado pelos portais Consultor Jurídico e Migalhas, confira as reportagens abaixo:

Conjur
Migalhas

Autores(as)

publicações

Você também pode se interessar

TST define tese vinculante sobre o...

O Plenário do Tribunal Superior do Trabalho (TST) definiu, em sessão realizada no dia 16 de dezembro, a tese vinculante sobre os critérios para a concessão da justiça gratuita, com base nos parâmetros estabelecidos pela Reforma Trabalhista (Lei nº 13.467 de 2017). A tese foi firmada no julgamento de recurso…

TST edita resolução sobre cabimento de...

O Plenário do Tribunal Superior do Trabalho (TST) publicou resolução para determinar o cabimento de agravo interno contra decisões de juízo de admissibilidade recursal proferidas pelos Tribunais Regionais do Trabalho (TRT). Especificamente, a sessão plenária definiu a edição da Resolução n° 224 de 2024, com o objetivo de…