Boletim Bocater

André Uryn, Francisco da Costa e Silva e Thiago Araújo publicam artigo sobre Lei nº 14.801/2024 na AgênciaINFRA

Compartilhe

Nossos sócios André Uryn, Francisco da Costa e Silva e Thiago Araújo publicaram, na AgênciaINFRA, artigo em que tratam da Lei nº 14.801/2024, que introduziu as debêntures de infraestrutura no cenário jurídico brasileiro.

Segundo os autores, a sanção da nova norma, ocorrida no último dia 10 de janeiro, concretizou um dos principais anseios dos setores público e privado, já que esses títulos de crédito prometem ampliar as fontes de recursos direcionadas ao setor – a expectativa, contam, é que as debêntures de infraestrutura alavanquem mais de R$ 1 trilhão em investimentos para os projetos, de acordo com estimativas do Senado.

Nossos sócios ressaltam que a grande novidade é que os recursos das novas debêntures terão a destinação vinculada ao financiamento de projetos de infraestrutura ou de produção econômica intensiva em PD&I (pesquisa, desenvolvimento e inovação), considerados prioritários pelo poder executivo. Destacam ainda que as debêntures de infraestrutura são recebidas com bastante entusiasmo pelo mercado, especialmente após as debêntures incentivadas não terem conseguido atrair a adesão de investidores institucionais nacionais e internacionais de grande porte, já que os incentivos fiscais ofertados acabaram sendo direcionados para as pessoas físicas.

Porém, indagam: “Apesar do clima otimista após a sanção pelo presidente da república, um questionamento é latente: essa nova categoria de títulos não estaria sendo tratada como uma espécie de “deus ex machina” da retomada do setor?”.

Confira a análise completa aqui.

Autores(as)

publicações

Você também pode se interessar

No próximo dia 17, Larissa Bosco...

Acontece, no próximo dia 17/10, o lançamento do livro “Servidores Públicos Federais: Análise do regime de previdência complementar oferecido pela Funpresp”, escrito por nossa advogada Larissa Bosco. A obra apresenta um estudo sobre as implicações da implantação do Regime de Previdência Complementar (RPC) dos servidores públicos titulares de…

Joao Laudo de Camargo conversou com...

Nosso sócio Joao Laudo de Camargo conversou com o Valor Econômico S/A sobre decisão da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) de abrir uma consulta pública sobre a proposta de regras que instituem o regime Fácil – Facilitação do Acesso a Capital e Incentivo a Listagens. A intenção é…