Boletim Bocater

Prof. Arnoldo Wald publica prefácio que escreveu ao livro do nosso advogado Felipe Varela Mello

Compartilhe

Escrito pelo Prof. Arnoldo Wald, o prefácio do livro “Dispute Boards: Meio de Prevenção e Solução de Disputas”, de autoria de nosso advogado Felipe Varela Mello, foi publicado na edição de Jan-Mar 2024 da Revista de Arbitragem e Mediação, da Editora RT (Thomson Reuters).

No texto, o Prof. Arnaldo Wald discorre sobre o instituto do Dispute Boards e seu histórico de utilização no cenário internacional, fazendo breve comentário sobre o Brasil. E conclui afirmando que “são muito oportunas as conclusões da dissertação ora prefaciada quando caracteriza o instituto como decorrente da autonomia das partes, sendo célere, confidencial,econômico, flexível e informal, tendo uma natureza sui generis. Poderíamos acrescentar que tem uma função pré-arbitral substituindo, muitas vezes, com vantagem, a decisão arbitral por ser mais rápida, menos onerosa e podendo dar maior segurança as partes. Não há dúvida quanto a oportunidade e até a necessidade de sua utilização”.

Publicado pela Editora Quartier Latin, o livro foi resultado da dissertação de mestrado apresentada por Felipe na Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

A análise completa do prefácio está disponível aqui: https://lnkd.in/dRRR7vca

Autores(as)

publicações

Você também pode se interessar

Fiscobras 2024: TCU publica relatório anual...

O Tribunal de Contas da União (TCU) publicou a 28ª edição de seu Plano Anual de Fiscalização de Obras Públicas (Fiscobras). O relatório compila as ações de controle realizadas pelo TCU ao longo do ano no setor de infraestrutura, com o objetivo de atender a determinação da Lei…

TCU publica a Instrução Normativa com...

O Tribunal de Contas da União (TCU) publicou a Instrução Normativa-TCU (IN) nº 98/2024, em 27 de novembr, trazendo mudanças significativas aos procedimentos relacionados à instauração, organização e encaminhamento de Tomada de Contas Especial (TCE). A nova norma revoga a IN 71/2012 e reflete uma adaptação às diretrizes…