Notícias

Entidades fechadas e fiscalização do TCU em recente decisão do STF

Compartilhe

Em artigo publicado no portal Abrapp em Foco, nossos sócios Flavio Martins Rodrigues e Thiago Araújo debatem decisão monocrática do Ministro Cristiano Zanin do último dia 2 de outubro, em que indeferiu pedido cautelar do Sindicato Nacional das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Sindapp) para que o Supremo Tribunal Federal (STF) afastasse a fiscalização direta do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre as entidades fechadas de previdência complementar (#EFPC), que possuem patrocinadores estatais federais.

No texto, nossos sócios debatem os dois argumentos centrais da decisão para o indeferimento da medida cautelar, os problemas que podem ser gerados por esta decisão e por quais razões. Apontam ainda qual entendem que seria o caminho mais indicado.

Os autores finalizam o texto afirmando que esperam que a posição do Ministro Zanin possa ser objeto de reflexões mais profundas, pois trata-se de tema complexo, e seja revista ainda de forma monocrática ou quando de sua apreciação pelo colegiado, corrigindo-se o equívoco do até agora decidido.

Confira análise completa aqui: https://lnkd.in/djxF-BKN

Autores(as)

publicações

Você também pode se interessar

Bocater Advogados está entre os escritórios...

Por mais um ano, Bocater Advogados foi incluído na lista dos escritórios que representam as 100 maiores empresas da América Latina. O relatório anual “Who Represents Latin America Biggest Companies?” é desenvolvido pela Latin American Corporate Counsel Association (LACCA), publicação do grupo britânico Law Business Research, um dos…

Gabriel Leite e Larissa Bosco publicam...

Em artigo publicado no site da Editora Roncarati, nossos advogados Gabriel L. e Larissa K. Vieira Bosco analisam a Portaria Previc 257, publicada pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) no último dia 19 de março, que disciplina a avaliação de viabilidade para licenciamento de novas entidades fechadas…