Notícias

Lei do contribuinte legal impede que casos de pequeno valor cheguem ao Carf

Compartilhe

Nossa sócia Luciana Aguiar conversou com o JOTA a respeito da Lei do Contribuinte Legal, que, entre diversas regras, estabeleceu que processos administrativos tributários com o valor de até 60 salários mínimos terão a Receita Federal como última instância de julgamento, deixando de serem julgadora pelo CARF – Conselho Administrativo de Recursos Fiscais.

Luciana ressalta que o processo na Receita atualmente limita o exercício da ampla defesa, já que o contribuinte não pode estar presente para expor seus argumentos de defesa oralmente e enviar memoriais.

“O processo até a fase de primeira instância não tem transparência, uma vez que as decisões não são publicadas e catalogadas em website de acesso público como acontece no Carf.”

Acesse a matéria na íntegra.

Autores(as)

publicações

Você também pode se interessar

Nossos sócios Maria Isabel do Prado...

Nossos sócios Maria Isabel do Prado Bocater, Francisco da Costa e Silva e Bruno Carriello foram destacados entre os advogados líderes do Brasil pelo guia recém-divulgado Best Lawyers. A publicação, que é o mais antigo diretório de pesquisa do mercado jurídico e elabora suas seleções de destaques do…

Nossa advogada Ana Luiza Moerbeck ministrou...

Nossa advogada Ana Luiza Moerbeck ministrou, no início de dezembro, aula na FGV Direito Rio sobre os “Aspectos Polêmicos do Direito Administrativo Societário”. Na oportunidade, Ana Luíza discutiu com os alunos casos concretos relevantes envolvendo a atuação das empresas estatais brasileiras e alguns pontos que podem ser determinantes…