Boletim Bocater

Alteração dos quóruns de votação das sociedades limitadas é sancionado sem vetos

Compartilhe

O Projeto de Lei (PL) 1.212/2022, que altera os quóruns de deliberação nas sociedades limitadas estabelecidos no Código Civil (Lei 10.406/2002), foi sancionado sem vetos pelo presidente da República.

Dessa forma, o projeto, que já havia sido analisado previamente anunciado em texto de nossa newsletter, foi convertido na Lei 14.451/2022 promulgado e publicado na quinta-feira, 22 de setembro. A Lei, contudo, passará a valer a partir do dia 23 de outubro deste ano.

A sanção presidencial ocorreu sem vetos, de forma que todos os quóruns que o PL pretendia alterar foram reduzidos, conforme a tabela abaixo:

Dispositivo legal (Código Civil) Matéria Quórum atual Novo quórum
Art. 1.061 Designação de administradores não sócios (capital totalmente integralizado) Unanimidade Dois terços
Designação de administradores não sócios (capital parcialmente integralizado) Dois terços Mais da metade
Art. 1.076, I e II c/c art. 1.071, V e VI Modificação do contrato social Três quartos Mais da metade
Incorporação, a fusão e a dissolução da sociedade, ou a cessação do estado de liquidação; Três quartos Mais da metade

A equipe do Bocater, Camargo, Costa e Silva, Rodrigues Advogados está à disposição para o esclarecimento de dúvidas e para o que for necessário com relação ao assunto.

Autores(as)

publicações

Você também pode se interessar

Termina primeira edição de 2025 do...

No início deste mês, terminou a primeira edição de 2025 do projeto de estágio de férias que Bocater Advogados realiza em parceria com a FGV Direito Rio. Foi um prazer receber os alunos do programa. Durante o mês de janeiro, os estagiários vivenciaram a rotina do escritório e,…

Nossa equipe realizou treinamento e capacitação...

No último dia 23 de janeiro, Bocater Advogados realizou um novo encontro do programa interno de treinamento e capacitação de nossa equipe de previdenciário consultivo e contencioso. No dia, os presentes debateram o Tema 452 do Supremo Tribunal Federal (STF) e a isonomia entre homens e mulheres na…